Jade vermelha - Mucunna bennetti |
Uma das mais raras trepadeiras de clima tropical. Seu crescimento é bastante vigoroso precisando de grandes espaços para se desenvolver.
Suas flores são grandes agrupadas em cachos volumosos de coloração vermelha intensa e de efeito decorativo impressionante.
Solo - Fertíl e profundo
Clima - tropical Temperatura abaixo de 10º pode causar a perda da planta
Luz - Plena Luz
Origem - Papua Nova Guiné
Sapatinho de Judia - Thunbergia mysorensis. |
Toda beleza do oriente nesta trepadeira originária da Índia, produz grande quantidade de flores coloridas em cachos valorizadas pelo contraste da abundante folhagem verde.
Trepadeira de crescimento vigoroso nativa da Índia.
Produz grande quantidade de inflorescências pendentes com numerosas flores amarelas e brácteas de coloração marron avermelhado.
As flores além de serem muito decorativas também são atrativas a beija-flores
É uma das trepadeiras que se adaptam melhor ao clima litorâneo podendo também ser cultivada em vasos grandes pois floresce com grande facilidade.
Glicínia alba- Wiateria alba |
Seu crescimento é lento a moderado e pode levar anos para que se torne adulta e inicie o florescimento, porém é muito longeva, vivendo até 100 anos.
Por ser vigorosa não é indicada para estruturas de apoio frágeis.
Devem ser cultivadas sob pleno sol, em solo fértil, rico em matéria orgânica e com regas regulares.
Necessita tutoramento, adubação e podas anuais. Aprecia o frio, sendo indicada para locais de clima subtropical ou mediterrâneo. Em regiões quentes pode ser cultivada sem problemas, mas não terá o mesmo desempenho.
Jade azul - Strongylodon macrobotrys |
Floresce na primavera e verão, com a formação de longas inflorescências axilares.
As flores apresentam o formato de garras (unhas) invertidas, com um brilho perolado espetacular e uma coloração entre o verde e o azul, sendo comparada com as pedras preciosas jade, água-marinha e esmeralda.
A trepadeira-jade é uma planta excelente para cobrir estruturas fortes como pérgolas e caramanchões, devido ao crescimento vigoroso e à natureza das inflorescências que se destacam pendentes. Em outros tipos de suportes, como cercas e treliças não é possível apreciar por debaixo da planta, os cachos de flores. Fornece sombra agradável o ano todo e atrai beija-flores. As podas podem ser realizadas para contenção do crescimento e renovação da folhagem. Uma curiosidade: Nas Filipinas o polinizador natural da trepadeira-jade são os morcegos.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, irrigado a intervalos regulares. Adubações anuais na primavera ou verão estimulam florações mais abundantes. Aprecia a umidade e o calor. Não é tolerante ao frio intenso, devendo ser cultivada em regiões de clima mais quente. Multiplica-se por sementes, estaquia, alporquia e mergulhia.
No Rio de Janeiro - Horto das Palmeiras |
nao rolou pegar sementes? hehe
ResponderExcluirtem lugar que não dá!
ResponderExcluirKKKK
Lígia estamos amando seu Blog..parabéns... Cássia / Marcelo e Vera Cortes
ResponderExcluirObrigada amigos...faço com o coração e fioo feliz em agradar...
ResponderExcluirESSE SEU POST FOI PLAGIADO.
ResponderExcluirESTAMOS DENUNCIANDO ESSE FARSANTE!!!
http://mylife-palavrassmagicas.blogspot.com/2011/04/trepadeiras-pergolados-um-dos-meus.html
Lilli, AAAAmo trepadeiras! Esse seu Blog está lindo, suave... do jeitinho que você é!
ResponderExcluirBeijo e Parabéns!!!!!
Eliane (Jo, Eli)
Aí como são lindas as flores e as trepadeiras,como eu faço para ter estas Trepadeiras (Jade azul,Glicínia Alba,Jade vermelha)...Por favor, doam mudas pra mim,eu sou louca por flores,e estarei em breve montando um Jardim em minha casa,eu fui pesquisar sobre Flores trepadeiras e encontrei o blog de vocês,me ligam 031 97099290,coragem pra por meu cel,mais esta valendo o sagrifício...Beijos!
ResponderExcluirQue Benção esta Jade Vermelha!...Estou babando.
ResponderExcluirVamos colocar uma destas trepadeiras no nosso quintal...assim que ficar pronto, mandamos fotos.
ResponderExcluirFicou ótimo seu blog.
ps: goiaba
estou eu mesmo construindo meu pergolado com colunas de tijolos branco a vista , e uma das paredes , para dar um ar de rusticidade , estou aproveitando os mesmo tijolos ,e cortando em quatro partes e resvestindo esta parede , esta ficando muito bonito , minha duvida é quanto a que tipo de trepadeira devo usar. nao quero usar a primavera , por conta dos espinhos , grato toninho
ResponderExcluirqual o clima ideal para as jades?
ResponderExcluirLigia boa noite!
ResponderExcluirMenina amei o teu blog!
Amo muito tudo isso que voce postou, moro na grande São Paulo,mas, curto fogão a lenha, cachorros, hortas e muitas plantas, frutas, flores e entre outros.
Por favor me diga aonde encontrar as trapadeiras jade azul e vermelha, sapatinho de judia e a glicinia alba, pode ser mudas ou sementes.
Jane.
Simplesmente apaixonada por todas! As...
ResponderExcluiramei, seu blog, mas queria uma trepadeira, de uma plantinha mas simples, facil de achar, sou de 3Rios, inerior do estado do rio, moro perto de um local de vendas de plantas e mudas, center plantas . o que vc me indica... moro em um sitio, que esta precisando de flores... jardim... mas nao tenho grana...kkkk bjs
ResponderExcluirJÁ HAVIA VISTO A JADE VERMELHA, E FIQUE ENCANTADA.
ResponderExcluirE AGORA ME APAIXONEI POR MAIS UMA A AZUL, É LINDA.
AMEI SEU BLOG, VOLTAREI SEMPRE PARA VER AS NOVIDADES.
adorei como posso ter aqui na estado que sul queria cultivar agora posso.euposso ter ela em um jardim de inverno
ResponderExcluirgostei
ResponderExcluirdeu para um trabalho de escola
gostei
ResponderExcluirdeu pa fazer um trabalho de escola
O seu comentário ficará visível após aprovação
ResponderExcluirLigia seu blog esta muito bom,ontem comprei uma glicinia branca,olhando suas fotos vi que ela ficará linda é só esperar até agosto para ver ser as primeiras flores.
ResponderExcluirbj lindinha.
Nara,a gaúcha
onde vc achou glicinia branca?
ExcluirOlá amiga, gostaria de saber como planto a Jade Vermelha? Só por muda, galho ou semente.Esta e todas as outras da família Sapatinho de Judia. Obrigada bjsssssss
ResponderExcluirGostei muito do seu blog pergolados lindos.Gostaria de obter resposta como plantar se por mudas, galhos ou sementes. Todos da família Sapatinho de Judá
ResponderExcluirOlá, adorei seu blog.
ResponderExcluirEstamos planejando um jardim, e gostariamos de saber onde comprar muda ou semente:
toda familia Sapatinho de Judia - Thunbergia mysorensis.
Jade azul - Strongylodon macrobotrys
Glicínia alba- Wiateria alba
Grata pela gentileza da resposta Ines
Olá, adorei seu blog! Sou do interior do RJ, região bem quente chamada Cachoeiras de Macacu; gostaria de saber onde posso comprar a jade vermelha e a azul, pois estou montando um pergolado e me apaixonei por elas ( não conhecia). Grata desde já, Suzana.
ResponderExcluirObrigada por postar pergolados tão maravilhosos ...me ajudou muito ver sua idéias...Fantástico!!!Sucesso prá vc!!!
ResponderExcluirparabéns adorei
ResponderExcluirminha casa e pequena ,mas tenho muitas variedades de plantas adorei seu blog ,gostaria de saber onde posso comprar uma dessas trepadeiras .beijos ,obrigado
ResponderExcluirHola, me llamo Joselyne Sierralta, soy de venezuela y te felicito por tu maravilloso jardin y por tu blog, me gustaria saber si exportas semillas de las variedades de jades y de las glicinias . Tengo unos jardines muy grandes en mi casa y me encantaria plantarlas. Gracias de antemano, y espero que entiendas un poco de español
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirVocê pode comprar essas mudas do Edilson Giacon.
ciprest@terra.com.br
Veja no site
ciprest.com.br
Seu blog e nota 1000 estou curtindo tudo. E tudo que amo.
ResponderExcluirmudas
ResponderExcluirciprest@terra.com.br
Ola.
ResponderExcluirTenho uma Jade azul, o crecimento dela e assim, nasce um broto ele cresce vigoroso uns 40 cm depois afina-se a ponta e para de crescer ate nascer outro broto, gostaria de saber se é normal.
agrdeço
jacqueline
Tudo muito lindo e maravilhoso, fiquei sonhando com todo este colorido...... mas onde encontrar mudas de jade vermelha, sapatinho de judia e outras mais?
ResponderExcluirRosamel
Adorei conhecer seu blog, tbm sou apaixonada por plantas, e nos ultimos tempos até me aventurei fazer meu jardim, deu muito trabalho mais no final valeu muito a pena... hoje quando acordo e vejo toda a beleza que a natureza me oferece, fico maravilhada. Vou continuar meu passeio e conhecer um pouco mais de jardinagem. Beijokas e fique com Deus.
ResponderExcluirLindo demais! Plantas sempre dão um charme a mais e um toque de sofisticação e, ao mesmo tempo, simples.
ResponderExcluirmuito lindo, é prova que Deus existe!!!
ResponderExcluirMaria Suelene, março 2014. Adorei conhecer teu blog, sou apaixonada por plantas.Perguntei para meu pai, acostumado a plantar de tudo, como fazer mudas de glicínia e outras trepadeiras: Pega-se um dos ramos mais embaixo da planta, mais grosso, baixa até o solo, coloca-se um pouco de terra por cima de parte do galho que ficou encostando no solo, coloca-se um tijolo ou qualquer objeto pesado em cima deste pedaço da planta coberta, umedeça e espere enraizar por um período aproximado de 30 dias. Após o enraizamenro, corta-se o pedaço onde possue a raiz e enterre em um vaso até fixarem mais raizes no torrão. Está feita a muda de trepadeira. Já experimentei e deu certo. Boa prática e um grande abraço!
ResponderExcluir