25 janeiro, 2011

Pitaya - a fruta do cacto

Pitaya "Cereus undatus"

Mercado Municipal SP    "mercadão"

Fruta exótica, silvestre e de colorido intenso, é uma obra de arte da natureza, no México é empregada para preparar sorvetes, iogurtes, doces, geléias, sucos, refrigerantes, consumida fresca.






É uma planta rústica "xerofítica" da família das cactáceas, originaria do México tropical, Colômbia e as Antilhas, os espanhóis deram o nome que significa fruta escamosa, nos mercados internacionais, atualmente se comercializam a pitaya amarela e a vermelha.
Ela cresce nos muros e nas arvores que lhe servem de apoio. Além da sua fantástica beleza e sabor exótico, se atribuem propriedades afrodisíacas e curativas, em especial a gastrite.

Nome científico:

- Cereus undatus  – pitaya amarela e polpa branca – encontrada no Caribe e Ìndias Ocidentais.

- Hylocereus costaricensis – pitaya vermelha de polpa vermelha – encontrada na Nicarágua, Costa Rica e Panamá.

- Selenicereus megalanthus – pitaya amarela – encontrada na Bolívia, Colômbia, Equador e Peru.

- Selenicereus setaceus – pitaya pequena ou saborosa – encontrada na Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai.

Família: Cactáceas

Nome comum: pitaia, “night blooming” (nos EUA), “pitajaja” (em Cuba), “flor de cáliz” (na Colômbia), “tasojo” (no México), “dragon fruit” (conhecido mundialmente)

Origem: Nativas da América

Descrição e característica da planta

A planta é perene, porque sobrevive por muitos anos, trepadeira.
 As flores são grandes, brancas, tubulares, (hermafroditas).
Os frutos são globosos ou alongados, com 10 a 12 centímetros de comprimento, e, quando maduros, a casca pode apresentar cores roxas, amarelas ou rosadas.
 A polpa tem sabor suave e muito agradável. A sua cor é branca ou rosada.

Utilidade: a polpa do fruto pode ser consumida ao natural e no preparo de refresco, sorvetes, saladas, aperitivos, iogurte, mousses, geléias e doces.


Fonte:www.sitesucupira.com.br



18 comentários:

  1. Boa tarde.Adorei a sua pagina!Sou portuguesa e louca por frutos tropicais.onde posso adquirir as sementes e mudas?Em todos os sites brasileiros nao da para me cadastrar porque nao tem os paises europeus nem caixa postal.Nunca posso comprar nada

    ResponderExcluir
  2. QUERO SABER SE AS FLORES TEM ALGÚM PODER DE CURA ?E DE QUANTO EM QUANTO TEMPO ELE FLORECE? MINHA AMIGA TEM UM QUE DEU FLORES BRANCA E ESTAVA NO MURO UM SENHOR SABEMOS QUE É JAPONÉS PASSOU PAROU A CAMINHONETE SIMPLISMENTE LEVOU TODAS AS FLORES SEM PEDIR SEM NADA.....

    ResponderExcluir
  3. meu sonho de consumo ter uma muda ou semente de pitaya rosa ..tenho variedades de sementes pra trocar.se tiver a fim e so diazer as suas .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho mudas e sementes de 3 espeicies .branca rosa e saborosa .vendou outroco por outras sementes jumartins21@hotmail.com

      .

      Excluir
  4. eu amei de paixao pois tenho uma enorme gue eu mesmo plantei no sinamomo do meu pai nao preciso nem dizer que se espalhou por toda a arvore da flores e frutos.CLAUDIA RODRIGUES SANTOS

    ResponderExcluir
  5. Olá Adorei seu Blog! simplesmente fantastico...
    Tenho um cacto(acho que é)e ele começou a florir no ano passado, deu apenas uma flor, branca e o miolo rosa...pena que passamos dias esperando a flor abrir, mas, só durou aquele dia! quem viu se encantou, quem perdeu o dia, vai ter que esperar a proxima florada. É assim mesmo? bjs!

    ResponderExcluir
  6. Ola...adorei a informação sobre a PITAYA, pois hoje comi uma fruta inteira...é realmente deliciosa. Gostaria de saber se plantar as sementes elas germinam?.

    ResponderExcluir
  7. OLA GOSTEI MUITO DAS EXPLICAÇÕES SOBRE PLANTAS NÃO SOU MUITO CHEGADO A PLANTAR MAIS ESTA LEGAL O SEU, PARABENS OK, BJS MINHA AMIGA, DAUTO FRANCISCO REIS

    ResponderExcluir
  8. GOSTO MUITO DE PLANTAS MAIS SO DE VER NÃO TENHO TEMPO DE PLANTAR MAIS O SEIU FICOU LEGAL, PELO QUE VEJO É BASTANTE ENTENDIDA A RESPEITO, PARABENS, OK MINHA AMIGA

    ResponderExcluir
  9. gostei meuito dessa fruta mas quanto tempo éla léva para crescer e em qe tipo de terra eu posso plantar

    ResponderExcluir
  10. Eu adorei pitaya, mas não imaginava que era de cacto, muito massa seu blog...PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  11. Também precisava de saber onde adquirir pitaya em Portugal, para semear ou, de preferência, para plantar. Alguém sabe?

    ResponderExcluir
  12. Ganhei um pezinho ainda baby estou cuidando com maior carinho.

    ResponderExcluir
  13. Eu comi a fruta e aproveitei plantei algumas de suas sementes que são beeem pequeninas e nasceram 5 mudas. Estou amando minhas mudinnhas,estou tratando-as com um cuidado...

    ResponderExcluir
  14. Eu comi a fruta e aproveitei plantei algumas de suas sementes que são beeem pequeninas e nasceram 5 mudas. Estou amando minhas mudinnhas,estou tratando-as com um cuidado...

    ResponderExcluir
  15. Estou em Faro, Portugal e também gostaria de conseguir duas ou três mudas de Pitaya vermelha de polpa branca. Alguém me pode ajudar?

    ResponderExcluir
  16. Estou plantando Pitaya mais na na hora que a flor esta bonita tem ums besouro e come tudo o que pode ser ???

    Obrigado!

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem vindo!
Se você não tem blog,nem gmail...comente e use a opção ANÔNIMO.
Mas se puder assine seu nome.
Obrigada pela visita!