24 janeiro, 2011

Trepadeiras & Pergolados

Um dos meus sonhos é construir um pergolado ,mas díficil mesmo é escolher qual trepadeira usar !



Jade vermelha - Mucunna bennetti


Uma das mais raras trepadeiras de clima tropical. Seu crescimento é bastante vigoroso precisando de grandes espaços para se desenvolver.

Suas flores são grandes agrupadas em cachos volumosos de coloração vermelha intensa e de efeito decorativo impressionante.
Solo - Fertíl e profundo
Clima - tropical Temperatura abaixo de 10º pode causar a perda da planta
Luz - Plena Luz
Origem - Papua Nova Guiné


Sapatinho de Judia - Thunbergia mysorensis.

Toda beleza do oriente nesta trepadeira originária da Índia, produz grande quantidade de flores coloridas em cachos valorizadas pelo contraste da abundante folhagem verde.

Trepadeira de crescimento vigoroso nativa da Índia.
Produz grande quantidade de inflorescências pendentes com numerosas flores amarelas e brácteas de coloração marron avermelhado.
As flores além de serem muito decorativas também são atrativas a beija-flores
É uma das trepadeiras que se adaptam melhor ao clima litorâneo podendo também ser cultivada em vasos grandes pois floresce com grande facilidade.



Glicínia alba- Wiateria alba
A glicínia é uma trepadeira volúvel, lenhosa e decídua, de florescimento muito decorativo. Suas folhas são pinadas, alternas e compostas por 9 a 19 folíolos, de coloração avermelhada e pubescentes quando novas, tornando-se glabras e verde-brilhantes com o tempo. As inflorescências são longas, pendulares e carregadas de numerosas flores azuis, róseas, brancas ou roxas.
Seu crescimento é lento a moderado e pode levar anos para que se torne adulta e inicie o florescimento, porém é muito longeva, vivendo até 100 anos.
Por ser vigorosa não é indicada para estruturas de apoio frágeis.

Devem ser cultivadas sob pleno sol, em solo fértil, rico em matéria orgânica e com regas regulares.
Necessita tutoramento, adubação e podas anuais. Aprecia o frio, sendo indicada para locais de clima subtropical ou mediterrâneo. Em regiões quentes pode ser cultivada sem problemas, mas não terá o mesmo desempenho.


Jade azul - Strongylodon macrobotrys



A trepadeira-jade é uma trepadeira vigorosa, perene, de ramos lenhosos, que pode alcançar muitos metros de altura, dependendo do suporte em que se encontra.
Floresce na primavera e verão, com a formação de longas inflorescências axilares.
As flores apresentam o formato de garras (unhas) invertidas, com um brilho perolado espetacular e uma coloração entre o verde e o azul, sendo comparada com as pedras preciosas jade, água-marinha e esmeralda.

A trepadeira-jade é uma planta excelente para cobrir estruturas fortes como pérgolas e caramanchões, devido ao crescimento vigoroso e à natureza das inflorescências que se destacam pendentes. Em outros tipos de suportes, como cercas e treliças não é possível apreciar por debaixo da planta, os cachos de flores. Fornece sombra agradável o ano todo e atrai beija-flores. As podas podem ser realizadas para contenção do crescimento e renovação da folhagem. Uma curiosidade: Nas Filipinas o polinizador natural da trepadeira-jade são os morcegos.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, irrigado a intervalos regulares. Adubações anuais na primavera ou verão estimulam florações mais abundantes. Aprecia a umidade e o calor. Não é tolerante ao frio intenso, devendo ser cultivada em regiões de clima mais quente. Multiplica-se por sementes, estaquia, alporquia e mergulhia.


No Rio de Janeiro - Horto das Palmeiras
Foi a primeira vez que vi uma jade azul,fiquei maravilhada!!!

38 comentários:

  1. nao rolou pegar sementes? hehe

    ResponderExcluir
  2. Lígia estamos amando seu Blog..parabéns... Cássia / Marcelo e Vera Cortes

    ResponderExcluir
  3. Obrigada amigos...faço com o coração e fioo feliz em agradar...

    ResponderExcluir
  4. ESSE SEU POST FOI PLAGIADO.
    ESTAMOS DENUNCIANDO ESSE FARSANTE!!!

    http://mylife-palavrassmagicas.blogspot.com/2011/04/trepadeiras-pergolados-um-dos-meus.html

    ResponderExcluir
  5. Lilli, AAAAmo trepadeiras! Esse seu Blog está lindo, suave... do jeitinho que você é!
    Beijo e Parabéns!!!!!
    Eliane (Jo, Eli)

    ResponderExcluir
  6. Aí como são lindas as flores e as trepadeiras,como eu faço para ter estas Trepadeiras (Jade azul,Glicínia Alba,Jade vermelha)...Por favor, doam mudas pra mim,eu sou louca por flores,e estarei em breve montando um Jardim em minha casa,eu fui pesquisar sobre Flores trepadeiras e encontrei o blog de vocês,me ligam 031 97099290,coragem pra por meu cel,mais esta valendo o sagrifício...Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Que Benção esta Jade Vermelha!...Estou babando.

    ResponderExcluir
  8. Vamos colocar uma destas trepadeiras no nosso quintal...assim que ficar pronto, mandamos fotos.
    Ficou ótimo seu blog.
    ps: goiaba

    ResponderExcluir
  9. estou eu mesmo construindo meu pergolado com colunas de tijolos branco a vista , e uma das paredes , para dar um ar de rusticidade , estou aproveitando os mesmo tijolos ,e cortando em quatro partes e resvestindo esta parede , esta ficando muito bonito , minha duvida é quanto a que tipo de trepadeira devo usar. nao quero usar a primavera , por conta dos espinhos , grato toninho

    ResponderExcluir
  10. qual o clima ideal para as jades?

    ResponderExcluir
  11. Ligia boa noite!
    Menina amei o teu blog!
    Amo muito tudo isso que voce postou, moro na grande São Paulo,mas, curto fogão a lenha, cachorros, hortas e muitas plantas, frutas, flores e entre outros.
    Por favor me diga aonde encontrar as trapadeiras jade azul e vermelha, sapatinho de judia e a glicinia alba, pode ser mudas ou sementes.

    Jane.

    ResponderExcluir
  12. Simplesmente apaixonada por todas! As...

    ResponderExcluir
  13. amei, seu blog, mas queria uma trepadeira, de uma plantinha mas simples, facil de achar, sou de 3Rios, inerior do estado do rio, moro perto de um local de vendas de plantas e mudas, center plantas . o que vc me indica... moro em um sitio, que esta precisando de flores... jardim... mas nao tenho grana...kkkk bjs

    ResponderExcluir
  14. JÁ HAVIA VISTO A JADE VERMELHA, E FIQUE ENCANTADA.
    E AGORA ME APAIXONEI POR MAIS UMA A AZUL, É LINDA.
    AMEI SEU BLOG, VOLTAREI SEMPRE PARA VER AS NOVIDADES.

    ResponderExcluir
  15. adorei como posso ter aqui na estado que sul queria cultivar agora posso.euposso ter ela em um jardim de inverno

    ResponderExcluir
  16. gostei
    deu para um trabalho de escola

    ResponderExcluir
  17. gostei
    deu pa fazer um trabalho de escola

    ResponderExcluir
  18. O seu comentário ficará visível após aprovação

    ResponderExcluir
  19. Ligia seu blog esta muito bom,ontem comprei uma glicinia branca,olhando suas fotos vi que ela ficará linda é só esperar até agosto para ver ser as primeiras flores.
    bj lindinha.
    Nara,a gaúcha

    ResponderExcluir
  20. Célia Oliveiramaio 12, 2012

    Olá amiga, gostaria de saber como planto a Jade Vermelha? Só por muda, galho ou semente.Esta e todas as outras da família Sapatinho de Judia. Obrigada bjsssssss

    ResponderExcluir
  21. Célia Oliveiramaio 12, 2012

    Gostei muito do seu blog pergolados lindos.Gostaria de obter resposta como plantar se por mudas, galhos ou sementes. Todos da família Sapatinho de Judá

    ResponderExcluir
  22. Olá, adorei seu blog.
    Estamos planejando um jardim, e gostariamos de saber onde comprar muda ou semente:
    toda familia Sapatinho de Judia - Thunbergia mysorensis.
    Jade azul - Strongylodon macrobotrys
    Glicínia alba- Wiateria alba
    Grata pela gentileza da resposta Ines

    ResponderExcluir
  23. Olá, adorei seu blog! Sou do interior do RJ, região bem quente chamada Cachoeiras de Macacu; gostaria de saber onde posso comprar a jade vermelha e a azul, pois estou montando um pergolado e me apaixonei por elas ( não conhecia). Grata desde já, Suzana.

    ResponderExcluir
  24. Obrigada por postar pergolados tão maravilhosos ...me ajudou muito ver sua idéias...Fantástico!!!Sucesso prá vc!!!

    ResponderExcluir
  25. parabéns adorei

    ResponderExcluir
  26. minha casa e pequena ,mas tenho muitas variedades de plantas adorei seu blog ,gostaria de saber onde posso comprar uma dessas trepadeiras .beijos ,obrigado

    ResponderExcluir
  27. Joselyne Sierraltasetembro 29, 2012

    Hola, me llamo Joselyne Sierralta, soy de venezuela y te felicito por tu maravilloso jardin y por tu blog, me gustaria saber si exportas semillas de las variedades de jades y de las glicinias . Tengo unos jardines muy grandes en mi casa y me encantaria plantarlas. Gracias de antemano, y espero que entiendas un poco de español

    ResponderExcluir
  28. Olá
    Você pode comprar essas mudas do Edilson Giacon.
    ciprest@terra.com.br
    Veja no site
    ciprest.com.br

    ResponderExcluir
  29. Seu blog e nota 1000 estou curtindo tudo. E tudo que amo.

    ResponderExcluir
  30. Ola.
    Tenho uma Jade azul, o crecimento dela e assim, nasce um broto ele cresce vigoroso uns 40 cm depois afina-se a ponta e para de crescer ate nascer outro broto, gostaria de saber se é normal.

    agrdeço
    jacqueline

    ResponderExcluir
  31. Tudo muito lindo e maravilhoso, fiquei sonhando com todo este colorido...... mas onde encontrar mudas de jade vermelha, sapatinho de judia e outras mais?
    Rosamel

    ResponderExcluir
  32. Adorei conhecer seu blog, tbm sou apaixonada por plantas, e nos ultimos tempos até me aventurei fazer meu jardim, deu muito trabalho mais no final valeu muito a pena... hoje quando acordo e vejo toda a beleza que a natureza me oferece, fico maravilhada. Vou continuar meu passeio e conhecer um pouco mais de jardinagem. Beijokas e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  33. Lindo demais! Plantas sempre dão um charme a mais e um toque de sofisticação e, ao mesmo tempo, simples.

    ResponderExcluir
  34. muito lindo, é prova que Deus existe!!!

    ResponderExcluir
  35. Maria Suelene, março 2014. Adorei conhecer teu blog, sou apaixonada por plantas.Perguntei para meu pai, acostumado a plantar de tudo, como fazer mudas de glicínia e outras trepadeiras: Pega-se um dos ramos mais embaixo da planta, mais grosso, baixa até o solo, coloca-se um pouco de terra por cima de parte do galho que ficou encostando no solo, coloca-se um tijolo ou qualquer objeto pesado em cima deste pedaço da planta coberta, umedeça e espere enraizar por um período aproximado de 30 dias. Após o enraizamenro, corta-se o pedaço onde possue a raiz e enterre em um vaso até fixarem mais raizes no torrão. Está feita a muda de trepadeira. Já experimentei e deu certo. Boa prática e um grande abraço!

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem vindo!
Se você não tem blog,nem gmail...comente e use a opção ANÔNIMO.
Mas se puder assine seu nome.
Obrigada pela visita!