28 março, 2010

Coentro Maranhão


Ganhei uma muda desse coentro ,tb conhecido como coentro de folha larga .
Meu irmão morou um tempo no sítio e lá uma senhorinha deu umas mudas pra ele,que acabaram por vir a me presentear.
Agora estou tentando fazer outras mudinhas pra presentear umas amigas.
li algo na internet que me deixou desafiada a fazer vingar estas mudas:
Tempo perdido é tentar replantá-lo! Não digo quer seja impossível, mas é quase... Depende da mão..., tem que ser de pessoa boa, que tem amor na planta, se for curioso só, não dá certo! A touceira é bonita: flores brancas para cima, cercadas de folículas de espinho e junto ao chão as folhas em círculo, embaixo as maiores e, as pequenas, recém-nascidas, em cima, todos eles bons de cheiro e de gosto! Habitam praias e quintais, convidando ao famoso pirão, enroscando-se pelos pedaços de peixe e bananas, a fervilhar em antológicos fogões de lenha, que a exemplo da minha história de caiçara norteia muitas outras, naquela infância onde os sabores, os cheiros, as risadas e um pedaço especial do mundo ficaram para sempre guardados.