19 janeiro, 2011

Figueira de jardim ,me apaixonei

Ficus Auriculata ,em Corupá /SC
Nunca tinha visto uma árvore com  tamanha beleza,lotadinha de figos...
Um sonho que vai virar realidadeem breve :um amigo comprou uma muda pra mim.






* Nome Científico: Ficus auriculata

* Sinonímia: Ficus roxburghii
* Nome Popular: Figueira-de-jardim, figueira-vermelha
* Família: Moraceae
* Divisão: Angiospermae
* Origem: Índia, Sul da China, Tailândia e Vietnã
* Ciclo de Vida: Perene

Originária de florestas subtropicais úmidas do sudeste da Ásia, a figueira-de-jardim é uma árvore muito decorativa, de folhagem perene a semi-decídua. De copa densa, arredondada e larga, ela apresenta tronco curto e porte pequeno, sendo que dificilmente ultrapassa 8 metros de altura. Apresenta folhas alternas, grandes, de formato ovalado a orbicular e textura fina, com pecíolos longos e nervuras bem marcadas. Suas folhas são vermelhas quando jovens e gradualmente tornam-se verdes.


Os frutos pedunculados são como os figos comuns, que surgem de inflorescências do tipo sincônio, só que nesta espécie são maiores e mais duros. Eles despontam o ano todo nos principais ramos e no tronco, desde a base. A polpa interna dos frutos é gelatinosa e comestível, muito apreciada pelos povos da Ásia. Pode ser consumida crua ou cozida, em diversos pratos doces e salgados. Em alguns países ela é também cultivada como forrageira, para aproveitamento das folhas e frutos pelos animais de criação.

De crescimento vigoroso, esta figueira é muito exuberante e ornamental, seja pela folhagem larga e tropical, seja pelos frutos curiosos. Ela ganha destaque especial quando planta isolada em gramados bem cuidados. Envasada, a figueira-de-jardim jovem também pode ser utilizada na decoração de interiores, em ambientes amplos e muito bem iluminados, que recebem a luz difusa ou direta do sol.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solos férteis, profundos e enriquecidos com matéria orgânica. Aprecia regas regulares. Adapta-se a uma ampla faixa climática, tornando-se caducifolia em climas temperados e de folhagem perene em climas tropicais. É bastante rústica, exigindo pouca manutenção, apenas podas de formação, caso sejam necessárias, e recolhimento dos frutos caídos. Multiplica-se por sementes, estaquia e alporquia.

2 comentários:

  1. nÃO CONHECIA ESTE TIPO DE FIGUEIRA...QUE SABOR SERÁ TEM OS FRUTOS NÉ?
    sERÁ QUE SÃO ENCONTRADAS AQUI NO BRASIL COM FACILIDADE?
    FIQUEI CURIOSA!
    BJS
    TINA( MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderExcluir
  2. Tina
    Adoro seu blog!
    Então...vc encontra mudas na floricultura rosevale.
    eles despacham...
    http://www.rosevale.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem vindo!
Se você não tem blog,nem gmail...comente e use a opção ANÔNIMO.
Mas se puder assine seu nome.
Obrigada pela visita!