Tenho andado por aí e visto lindos canteiros com agantos.
São tão delicados em seus tons variando de lilases a azuis e até brancos brancos .
Fico só imaginando " caminhar entre os agapantos"...
Quando for morar lá no rancho vou poder fazer um caminho desses naquela estradinha charmosa,ou até mesmo ao redor daquela capelinha azul clara.
Minha cabeça vive povoada de idéias.
Eu queria que o mundo fosse um pouco mais verde e que as pessoas pudessem ver um pouco mais de poesia na vida.
Nome Científico: Agapanthus africanus
Sinonímia: Crinum africanum
Nome Popular: Agapanto, Agapantus
Família: Agapanthaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: África do Sul
Ciclo de Vida: Perene
O agapanto tem o jeitinho da serra. É uma planta herbácea, rizomatosa, tolerante a baixas temperaturas de inverno. Na primavera, ela nos presenteia com belas e globosas inflorescências com numerosas flores brancas, liláses ou azuis, dependendo da variedade. As inflorescências são muito duráveis e possuem hastes bastante longas tornando-as excelentes para o uso como flor-de-corte, na confecção de arranjos florais. As folhas são longas, laminares de cor verde escura, de forma que, mesmo quando estão sem flores, sua folhagem é muito bonita.
No paisagismo, o agapanto é ideal para maciços e bordaduras a pleno sol. Emoldurados por gramados bem cuidados. É uma planta excelente para bordar a parte baixa de muros e arbustos em renques. É muito rústica, resistente a doenças e de baixíssima manutenção.
Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil, rico em matéria orgânica e com regas regulares. Resiste ao frio, geadas e a estigem em curtos períodos. Fertilizações anuais, no final do inverno, estimulam intensas florações. Multiplica-se pela divisão das mudas que se formam na base da planta.
Amo Agapantos...usei na decoração do meu casorio...beijos
ResponderExcluir