16 fevereiro, 2011

Chifre de veado

Adoooro!!!
Plantei várias mudas na minha árvore da calçada.


O chifre-de-veado é uma planta bastante antiga originária da Austrália, Nova Guiné e Caledônia, e acredita-se que ela já existia na época dos dinossauros. Seu nome faz referência às suas folhas que lembram muito os chifres de um veado. É uma planta que se apoia em galhos ou troncos de árvores, mas ela não retira nenhum nutriente para sua sobrevivência, e por isso é considerada uma planta epífita. O clima do Brasil se mostra bastante favorável para o cultivo dessa espécie, pois o clima do país é muito semelhante com o de seus países de origem.

É uma folhagem que possui dois tipos de folhas, na base as folhas são mais arredondadas e nascem verdes, mas depois adquirem uma tonalidade amarronzada e é essa folha que adere a árvore ou qualquer outro substrato, local onde a folhagem está plantada. As folhas restantes são verdes e firmes, e são essas as que possuem a aparência de chifres de veado. É uma folhagem muito usada pra ornamentar casas e jardins devido a sua beleza e visual exótico.


Cuidados com a planta
Em se tratando de água, o ideal é deixar o xaxim, árvore ou terra onde o chifre-de-veado estiver plantado, um pouco úmido, mas nunca encharcado para não provocar o apodrecimento da raiz. Algumas pessoas preferem esperar o substrato secar para assim regá-lo, mas como se trata de uma planta com muitas folhas, muitas vezes não é possível ver se a terra está seca ou não, uma boa saída é a rega por imersão, mergulhe a planta por 30 minutos na água, deixe escorrer o excesso e depois a pendure.

Com relação à temperatura, diz-se que o clima brasileiro é ideal para essa planta, porque ela sobrevive em temperaturas de 30 a 21º C, mas também aguenta as baixas temperaturas do inverno, até menos de 10º C.

Para escolher o local ideal da sua casa ou jardim para plantar o chifre-de-veado, procure um local iluminado, mas que não tenha sol direto, para não provocar a queimadura de suas folhas, uma brisa leve é bastante agradável para a planta.

O Adubo Ideal

Na hora de plantar, você pode optar por placas de xaxim, tábuas de madeira, onde o substrato usado pode ser o musgo sphagnum e também pode ser usado um tronco de árvore já seco, além de ser um bom lugar para o plantio ainda servirá como uma peça de ornamentação. E como qualquer outra planta, devem ser usados adubos para auxiliar seu crescimento e mantê-la sempre bonita e saudável.

Como se trata de uma planta epífita, o chifre-de-veado não retira do substrato onde está plantado os nutrientes necessários para sua sobrevivência e por isso é necessário fazer uso de um adubo, os líquidos são os mais indicados. Basta misturar o adubo líquido a água em que for regar a planta, tomando sempre cuidado para não molhar as folhas com a mistura. As melhores épocas para a aplicação do adubo são a primavera e verão.






fonte: www.culturamix.com.br

11 comentários:

  1. vc é feliz pois tem em sua volta aquilo que eu mais amo as plantas e especialmente o chifre de veado.bjs

    ResponderExcluir
  2. Sejas feliz!!!

    ResponderExcluir
  3. nossa que maravilha é esse chifre de viado, eu acho que eu ficaria um grande tempo de baixo dele e conversaria muito, agradeçendo a ele por ter me dado tamanha alegria , por planta-lo e cria-lo com tanto amor e dedicação, parabens por mãos divinas e irradiadas. Léa amante das plantas.

    ResponderExcluir
  4. lindas e lindas , sua mão é abençõada por Deus.

    ResponderExcluir
  5. Lindíssimas suas plantas !!! São as mais bonitas que já vi !!! Estou muito interessada nessa planta, mas ainda não sei nada sobre ela !
    Beth.

    ResponderExcluir
  6. Essas plantas não são minhas...
    São ilustrativas(google)...e de um garden e um senhor que cultiva aqui em SP.
    Eu tenho chifres mas os meus ainda são bebês.

    ResponderExcluir
  7. Lígia, tenho duas também... são bebês ... descobri que elas não precisam de terra, basta espetá-las (pode mesmo usar palitos !) numa placa de xaxim, por exemplo, que vão se desenvolvendo e ficam lindas !
    Beth.

    ResponderExcluir
  8. gostei de ver a variedade dessa planta. não conhecia todas. tenho diversas plantas, uma delas coma mais de 30 anos, mnas todas da mesma variedade. lindas essas da tela

    ResponderExcluir
  9. AMO! PLANTA AS SUAS ESTÃO LINDAS! PARABÉNS...

    ResponderExcluir
  10. Essas plantas não são minhas...
    São ilustrativas(google)...e de um garden e um senhor que cultiva aqui em SP.
    Eu tenho chifres mas os meus ainda são bebês.

    ResponderExcluir
  11. sou apaixonada por chifres de veado já tivo oito , mas morreram, agora só tenho dois, não sei o q ocorre p q eles morressem, fiquei muito triste, agora luto p manter esses dois
    vilmam_fonseca@hotmail.com

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem vindo!
Se você não tem blog,nem gmail...comente e use a opção ANÔNIMO.
Mas se puder assine seu nome.
Obrigada pela visita!