10 fevereiro, 2011

É tempo de Quaresmeira!

Onde quer que eu esteja estou sempre observando as plantas ao meu redor,nas ruas,nas estradas,nos quintais alheios...
E essa semana vi muitas quaresmeiras floridas e como estão lindas.
Aqui pertinho na Serra da Cantareira a mata está repleta delas.



Quaresmeira - Tibouchina granulosa



É uma espécie pioneira, característica da encosta úmida da Serra do Mar que ocorre do Rio de Janeiro até Santa Catarina. É encontrada quase exclusivamente na mata secundária, chegando, por vezes, a dominar a paisagem e podendo viver de 60 a 70 anos.


Além da importância ecológica, a quaresmeira é muito utilizada na arborização urbana, com fins paisagísticos, devido à beleza de suas flores e por não apresentar raízes agressivas, permitindo seu plantio em diversos espaços, desde isoladas em calçadas, até em pequenos bosques em grandes parques públicos. Seu crescimento é rápido.

Elas têm esse nome porque parte da floração mais intensa é próxima ao período religioso da Quaresma, que vai da quarta-feira de cinzas ao domingo de Páscoa, período de reflexão que antecede a Páscoa para os católicos. Outra coincidência: a cor símbolo da Páscoa é o roxo, mesma tonalidade de cor das flores da quaresmeira.

As flores são solitárias, grandes, vistosas e duráveis. Desabrocham com a cor branca e gradativamente vão se tornando violáceas, passando pelo rosa. Esta particularidade faz com que na mesma planta sejam observadas flores de três cores.

Sua madeira apesar de ser de qualidade inferior é indicada para a construção de vigas, caibros, obra internas, postes, esteios e moirões para lugares secos.


Estresse faz as quaresmeiras florirem


Na mata original, a quaresmeira pode viver de 60 a 70 anos. Com o estresse da cidade, elas vivem menos de 50 anos e podem florescer três vezes por ano. As maiores vítimas do estresse são as quaresmeiras que se encontram isoladas nas ruas. Os vilões são o monóxido de carbono, produzido pela queima de combustível dos veículos, e o ozônio. A falta de adubação, o pequeno espaço para crescer e expandir suas raízes e as podas drásticas também apressam a morte das quaresmeiras.

Segundo os pesquisadores, as plantas estressadas sabem que terão vida mais curta e produzem mais flores para garantir mais sementes e mais "descendentes". A floração é a forma de perpetuação da espécie. Nas quaresmeiras, as mais velhas vão ficando cada vez mais exuberantes

2 comentários:

  1. Oi Lili! Tudo bem?
    Acabei de adquirir um terreno e gostaria muito de plantar as mais diferentes especies de arvores. Pode ser frutiferas, exoticas, Ipes, etc.. Será que voce teria sementes de arvores para me enviar? Meu email é clsk@terra.com.br
    Qualquer coisa, entra em contato comigo, ok?
    Bjao e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Carlos
    obrigada pela sua visita.
    tenho algumas sementes sim.
    Será um prazer poder doar a você!
    Ficarei imensamente feliz em contribuir com seu cantinho verde!

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem vindo!
Se você não tem blog,nem gmail...comente e use a opção ANÔNIMO.
Mas se puder assine seu nome.
Obrigada pela visita!