21 dezembro, 2010

Guirlandas

Uma guirlanda  é um ornamento feito de flores, frutas e/ou ramagens entrelaçadas.
As guirlandas são usadas especialmente no período do Natal



Um dos objetos mais comuns na decoração natalina é a guirlanda, colocadas nas portas das casas com as cores tradicionais da festividade, ela tem por fim empregar uma boa mensagem aos convidados da casa e também as que nela residem. Nesse artigo fala-se sobre a origem do uso desse adorno, assim como da tradição que, por extensão, consiste em ser empregada nas portas. Comenta-se ainda sobre a confecção destas com flores típicas do nosso país.


O uso de guirlandas é oriundo da antiguidade, seja pagã (como sinal de boa recepção aos lares) e até em Roma (como símbolo de prosperidade e saúde) ambas as utilizações já eram expostas em frente às portas, também se tem registros de seus usos em outras culturas da antiguidade entre eles o Egito e a Grécia. O habito manteve-se na idade média como emblema de proteção e nobiliarquia, a heráldica das ricas e nobres famílias eram adornadas por tal composição. O natal, que compila símbolos das festas pagãs germânicas a celebração de nascimento do messias cristã, passou a utilizar as guirlandas devido à conotação das folhas de azevinho com a paixão de Cristo. Atualmente, a coroa é utilizada para decorar a festa natalina e possui significado de boa ventura (como paz, proteção, sorte, etc…).


Eu  não sou muito tradicional, não gosto daquela "coisa Natal "tudo vermelho e dourado.
Gosto de coisas artesanais e bem originais.
Tanto que a briga aqui em casa pra eu enfeitar a árvore é feia.se for pra fazer tradicional,tô fora.
Uma pena é que nessa epóca de festas trabalho tanto e nem posso fazer uma guirlanda ,uma árvore ou um arranjo diferente.
Agora nos próximos anos prometo  a mim mesma, que vou me organizar e em outubro começo os preparativos.
Um monte de idéias lindas pra vocês:














3 comentários:

  1. Amaria ganhar Guirlanda de balinha de gomas...

    ResponderExcluir
  2. Jú,ano que vem posso fazer uma especialmente pra você.

    ResponderExcluir
  3. ADOREI tua apresentação, teu estilo, tua forma de pensar e sobretudo, teus sonhos que são muito parecidos com os meus.
    Abração gaúcho, Bernadete

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem vindo!
Se você não tem blog,nem gmail...comente e use a opção ANÔNIMO.
Mas se puder assine seu nome.
Obrigada pela visita!