08 junho, 2011

Um pulo na cozinha:compota de jaca


Adoro Jaca!
até já tem um post no blog ,sobre a jaqueira:
http://lilliverdi.blogspot.com/2010/12/louca-por-jaca.html
Tanto gosto do fruto como acho linda a árvore.
Na verdade gosto muito das árvores que exibem seu fruto junto ao tronco.

Falei que minha prima tem uma jaqueira no fundo do quintal e depois que descobriu que sou louca por jaca sempre me dá uma de presente.
Minha vó sempre dizia que bolo com recheio de jaca deveria ficar delicioso,porque só o doce já era muito bom.
Sabendo disso ,fiquei desafiada a fazer esse doce pra ver no que dava.




En nunca cortava as jacas por causa daquela liga, erasempre meu pai quem o fazia.
Dessa vez ,besuntei a faca com óleo  e mandei ver.
Não tem segredo!!!


Olha que linda.
Tantas sementes me levam a pensar na formação do fruto.
É mágico.

Cansei de tirar os bagos...


Mas não resisti a dar uma bicadinha...


Hum!!!
(Mas troquei o garfo,tá!)


Essa era só uma metade...
Encheu o tupperware


Enquanto cozinhava  perfumou a casa,numa noite fria...


Linda,brilhante...

Ficou muito booooa!
Anotem aí a receita quem gostar ,porque sei de gente que nãogosta nem do cheiro.
O que pra mim é um perfume!


Ingredientes:
1 jaca grande
6 xícaras de chá de açúcar
4 colheres de sopa de suco de limão
cravo e canela em pau


Modo de fazer:
1.Abrir a jaca ao meio, separar os gomos e retirar as sementes
2.Reservar
3.Colocar o açúcar em uma panela, levar ao fogo, sem parar de mexer, por 15 minutos, ou até dourar o açúcar
4.Abaixar o fogo, adicionar cuidadosamente 4 xícaras de chá de água e misturar até o açúcar dissolver
5.Adicionar a jaca,o cravo ,a canela e , mexer de vez em quando, até ficar macia e com uma calda dourada e encorpada
6.Desligar o fogo e acrescentar o suco de limão
7.Esperar esfriar e colocar em uma compoteira
8.Servir com queijo

Eu comi acompanhada de sorvete de creme,ficou dez!

Não vejo a hora de ter uma jaqueira lá no meu pedacinho de terra e fazer compota pra presentear os amigos e vizinhos.
A doro essas coisas de roça ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário aqui é sempre bem vindo!
Se você não tem blog,nem gmail...comente e use a opção ANÔNIMO.
Mas se puder assine seu nome.
Obrigada pela visita!