25 junho, 2011

Simplicidade Voluntária




Esse vídeo é da amiga Nanda,uma amigona que surgiu aqui no blog.
A Nanda é uma blogueira assídua,muito participativa,quando eu tomo um chá de sumiço ela logo percebe .
Me escreve carinhosamente preocupada.
 
Então...
Eu estava preparando um post sobre a Simplicidade Voluntária quando recebi seu vídeo pelo facebook com a seguinte mensagem:

Oi gente! Desculpem, mas estou muito orgulhosa desse vídeo que fiz, gostaria de compartilhar com vcs essa alegria!

Quem não liga para a natureza como eu não ligava, não deve ver!
Eu sei que pode parecer piegas... Mas estou vivendo uma fase em que tudo tem importância... O mínimo gesto, as simplicidades da vida, ser feliz com pouco, observar a natureza, momentos de reflexão... Apenas um olhar...

Nanda seu vídeo traduz bem o que é a simplicidade voluntária.
Não acho nada piegas.
E vivo muitos desses momentos aqui entre as flores e folhas....
Momentos que me deixam muito mais feliz do que adquirir uma bolsa ou roupa nova.
Aprendi com a natureza  a respeitar o ritmo da vida,seus ciclos ...
...viver um dia por vez,admirando o nascer e pôr do sol.
Agradecendo por cada dia,pela vida e alegria de viver.
Descobri a simplicidade e você também já está no caminho.

um abraço amiga

Amei o vídeo!!!





Sobre a Simplicidade Voluntária:
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa


Vida simples ou simplicidade voluntária é um estilo de vida no qual os indivíduos conscientemente escolhem minimizar a preocupação com o "quanto mais melhor", em termos de riqueza e consumo. Seus adeptos escolhem uma vida simples por diferentes razões que podem estar ligadas a espiritualidade, saúde, qualidade de vida e do tempo passado com a família e amigos, redução do stress , preservação do meio ambiente, justiça social ou anti-consumismo , enquanto outros escolhem viver mais simplesmente por preferência pessoal ou por razões econômicas - embora a vida simples seja essencialmente uma escolha e nada tenha a ver com "pobreza forçada".

A pobreza é involuntária e debilitante, a simplicidade é voluntária e mobilizadora, adverte Duane Elgin, autor do livro Simplicidade Voluntária. Significa fazer um esforço consciente para descobrir o que realmente é importante e abrir mão do que é supérfluo, descobrindo assim que uma vida mais frugal exteriormente pode ser muito mais rica e abundante interiormente [1].

Embora o ascetismo possa assemelhar-se à simplicidade voluntária, aqueles que aderem à vida simples nada têm de ascéticos.

O termo downshifting (redução de velocidade, intensidade ou nível de atividade) é freqüentemente usado para descrever o ato de mudar de um estilo de vida de maior consumo para um outro, baseado na simplicidade voluntária. Mas o downshifting, como conceito, embora tenha muitos pontos comuns com a simplicidade voluntária, é um outro conceito

Prática
Algumas pessoas que praticam a simplicidade voluntária, agem conscientemente para reduzir as suas necessidades de comprar serviços e bens, e por extensão, reduzir também a necessidade de vender o seu tempo por dinheiro. Alguns usarão as horas extras a mais para ajudar os seus familiares ou a sociedade, se voluntariando para alguma atividade. Durante a época de comemorações, estas pessoas também presenteiam os outros utilizando meios alternativos. Alguns outros podem também utilizar o tempo para melhorar a própria qualidade de vida, fazendo atividades criativas como arte ou artesanato.


Outra abordagem é procurar a verdadeira razão de toda a problemática do porque nós compramos e consumimos tantos recursos para ter uma certa qualidade de vida.

Meio Ambiente
Uma das preocupações de quem escolhe o estilo de vida simples, é o meio ambiente. O estilo de vida consumista impacta o mundo, por isso, é preciso estar atento, rever e refletir sobre a real necessidade das nossas compras e da quantidade de recursos que são utilizados para mantê-las. Opte por bens "amigos da natureza", e sempre que possível, procure compartilhar bens pouco usados, com vizinhos e amigos.

Um comentário:

  1. Ai meu Deus!!! Que homenagem mais linda Ligia!!!

    Eu não sabia que serviria de exemplo de simplicidade algum dia a alguém...
    Puxa, me emocionei...

    Mais uma vez Ligia, vc conseguiu me fazer chorar de alegria! Estou tão grata pelas suas atitudes que não tenho palavras...

    Eu ia postar esse vídeo no meu Blog que só tem 2 postagens até agora, mas aqui no teu espaço, ele terá muito mais destaque e servirá de exemplo à muitos.

    Caramba... A-DO-REI...

    Hoje, eu durmo com os anjos mais uma vez por tua causa amiga! Muito, muito obrigada!

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem vindo!
Se você não tem blog,nem gmail...comente e use a opção ANÔNIMO.
Mas se puder assine seu nome.
Obrigada pela visita!