17 setembro, 2011

Bougainville

A Bougainville é uma planta muito rústica, que necessita de poucos cuidados e se adapta a diversos tipos de clima. Ela desenvolve-se bem em condições de sol pleno, clima quente e úmido, e suporta solos mais secos. As regas podem ser feitas aproximadamente de 15 em 15 dias sendo que sua freqüência deve ser aumentada nos primeiros meses após o plantio ou em épocas muito quentes.






ORIGEM DO NOME DA PLANTA




Filho de um tabelião, Louis Antoine de Bougainville (1729 - 1811) ingressou muito jovem na faculdade de Direito, mas logo abandonou a profissão e tornou-se matemático. Aos 25 anos de idade publicou seu primeiro livro: um tratado de cálculo diferencial e integral.

Em 1753 foi para o exército e se descatou por vencer diversas batalhas. Dois anos mais tarde, foi enviado a Londres como Secretário da Embaixada Francesa, e lá foi eleito membro da Royal Society. Em 1756 seguiu para o Canadá como capitão de dragões e ajudante-de-campo do Marquês de Montcalm, onde se distinguiu e recebeu o título de coronel.



Entre 1766 e 1769, Bougainville comandou uma expedição ao redor do mundo, acompanhado de cientistas. Dentre eles estava o naturalista Philibert Commerson, que ao chegar ao Rio de Janeiro descobriu uma planta admirável, com grandes inflorescências de um magnífico violeta.



Encantado com essa planta, Bougainville coletou alguns exemplares, levou-os para a Europa e os presenteou ao Rei Luís XIV. Foi assim que ela se tornou conhecida e passou a ser cultivada em todo o mundo.



Uma amostra de tais exemplares está exposta no Museu de Paris, e é a primeira referência formal a essa espécie brasileira.



Para homenagear Bougainville, seu nome passou a ser o nome científico da planta: Bouganvillea, que em latim quer dizer "planta de Bouganville".



A expedição de Bougainville teve muitos feitos importantes: passou pelo Estreito de Magalhães, descobriu o arquipélago Perigoso e as ilhas do Taiti e, atravessando o Oceano Pacífico em direção a Samoa, deu nome às Ilhas dos Navegadores, Novas Hébridas e Ilhas Salomões.



Quando voltou à França, Bougainville descreveu tudo no livro "Viagem ao redor do mundo", que foi publicado em 1771 e logo ficou famoso.



Como marechal de campo, Bougainville combateu a favor da independência da América. Reestabelecida a paz, retornou a Paris e foi eleito membro do Instituto e da Repartição de Longitudes.



Bougainville alcançou o posto de vice-almirante em 1791. Sobreviveu à Revolução Francesa, ganhou prestígio junto a Napoleão I e, na sua velhice, foi por ele nomeado Senador e Conde do Império.



Um personagem importante para a história, a geografia e a ciência que, assim como a beleza da planta, merece ser lembrado e homenageado

5 comentários:

  1. Eu acho lindas!! Ainda vou ter uma na entrada de minha casa!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o seu blog e especial este post, tenho uma predileção por essa planta, que esbanja beleza com suas belas flores, mas não sabia de sua historia, amei e agradeço as informações.
    Fátima
    "www.meujardimeassim.blogspot.com"

    ResponderExcluir
  3. Acabei de adquirir uma muda de bougainville e adorei as dicas encontradas aqui. Obrigada,

    ResponderExcluir
  4. Acabei de adquirir uma muda de bougainville e adorei as dicas encontradas aqui. Obrigada,

    ResponderExcluir
  5. Maria Lúcia E.Rizonovembro 20, 2012

    Bougainville prá mim é a mais bela das trepadeiras e porque não dizer uma das mais belas mágicas da natureza.

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem vindo!
Se você não tem blog,nem gmail...comente e use a opção ANÔNIMO.
Mas se puder assine seu nome.
Obrigada pela visita!