05 setembro, 2011

Orquídeas em árvores

 Meu Dendobrium Aphyllum no Ipê Branco


Esse dendobrium foi adquirido numa promoção do Uemura Flores e Plantas aqui em São Paulo, numa sessão de plantas promocionais que já floresceram e ficam abandonadas num canto da loja.
Foi uma das compras mais inteligentes que fiz até hoje.
Mesmo sem conhecer suas flores,apostei nele e hoje já me presenteia a 2 anos com suas delicadas flores.
O dessa curioso dessa orquídea é que parece que está morrendo ou até já está morta e logo vem a florescer.



floração 2011
Esse ano com mais pseudobulbos...

floração 2010


È  nativa da China, países do sudeste asiático, Índia, Ilhas Maldivas, e parte da Austrália.
Epífita e eventualmente litófita, vegeta em florestas baixas primárias numa altitude entre 150 a 1800 metros. Apresenta pseudobulbo longo, pendente e flexível com folhas aos pares intercaladas ao longo deste.
Na época da floração que ocorre normalmente entre o inverno e primavera, amarelecem e caem, para dar lugar e pequenas verrugas que surgem transformando-se em esporões e depois em inflorescência com duas flores lado a lado, delicadas, com cerca de 4 cm de diâmetro cada uma, cor rosa pálido, quase branco, apresentando estria suaves cor lilás na base interna do labelo.
Aceita regas normais e adubação no período de crescimento, diminuindo-se na época da floração. Como suas flores são frágeis, regar a planta somente na altura do enraizamento.
Adapta-se bem em vasos plásticos de garrafa pet com substrato misto de casca de coco, coco desfibrado e lascas de madeira sem tanino.
O vaso deve ser posicionado suspenso para que seus pseudobulbos pendentes cresçam soltos.
Sugere-se plantar diversos pseudobulbos circulando toda a borda do vaso para que se obtenha no período de floração bonito efeito visual “cascata” de flores, que é intensa e normalmente toma conta de toda a haste se bem cuidada com regas e adubação corretas.
Considerada planta de fácil cultivo, produz novas mudas nas hastes antigas, e que não devem ser descartadas, pois mesmo sem folhas, podem voltar a florir.
 Luminosidade de 50 a 70% conforme a região geográfica de cultivo, se for usado telado de sombreamento.
Para melhor floração necessita temperatura mínima em torno de 12º C. Pode ser plantada direto em troncos de outras árvores e coqueiros.




Classificação – Gênero: Dendrobium Sw.; Espécie: Dendrobium aphyllum (Roxb.) C. Fischer (1928). Etimologia: Dendrobium, do grego “dendron”, árvore e “bios”, vida. Epíteto: aphyllum, do grego “áphyllos” – sentido botânico, diz-se da planta desprovida de folhas ou cujas folhas se reduzem a escamas tão insignificantes que parecem não existir, como se vê por ex. nos cactos. Provável referência a sua forma na época da floração quando perde todas as folhas e no lugar surgem flores.



          Não vejo a hora que a minha fique desse tamanho na árvore.
 
 Fonte: Orquidário Cuiabá

Um comentário:

  1. Olá, meu nome é SELMA sou de CÁCERES MT sou apaixonada por orquídeas e também tenho a Dendobrium Aphyllum ela é uma das 46 espécie que possuo, ganhei uma haste da minha amiga sem folha alguma em 2010 esta linda hoje mas nunca floriu, fiquei feliz em acessar sue blog pós até então não sabia o nome desta linda orquídea que tato encanta.

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem vindo!
Se você não tem blog,nem gmail...comente e use a opção ANÔNIMO.
Mas se puder assine seu nome.
Obrigada pela visita!