26 junho, 2011

Osmocote

Falei no post anterior que adubei todas minhas orquídeas com Osmocote.
Mas afinal o que vem a ser OSMOCOTE?





O Osmocote é fabricado pela empresa americana Scotts e tem como origem para seu nome o processo biológico conhecido como “osmose”.


Ele é um tipo de fertilizante de liberação lenta normalmente apresetado em formato de grão/cápsula. Esse grão funciona como uma capsula de sistema osmótico, onde na medida em que entra água em seu interior, sai o fertilizante, que é lentamente expulso de seu interior.

Possuindo a opção de composições diferenciadas em sua fórmula, juntamente com o tipo da camada protetora dessa capsula, a liberação de nutrientes pode ocorrer em tempos distindos, variando de 3 a 14 meses, de acordo com o material que envolve a capsula.

Como a liberação é lenta, o Osmocote é recomendado para todas as fases de crescimento e manutenção dos seres vegetais, podendo variar apenas a sua composição de acordo com a idade da planta. E como ele possui liberação gradativa não corremos, por exemplo, o risco de queimar a raiz das plantas devido a uma sobrecarga de adubação com nitrogênio em um único dia.

Além disso, após a liberação de todos os nutrientes, se você apertar uma capsula de Osmocote já utilizada, observará que ela irá se partir, liberando água de seu interior, mostrando que o nutriente foi utilizado e no final do ciclo a água da irrigação ocupou seu lugar. Não há necessidade de se retirar as capsulas já utilizadas do substrato, pois a resina que as reveste é biodegradável e se disolverá com o tempo.


Segundo a empresa Scotts, o produto também pode ser aplicado em solos úmidos, pois uma vez aplicado ao solo, o Osmocote só absorverá a umidade da terra quando a temperatura chegar aos 50º C. Portanto, no nosso dia-a-dia a única forma de ocorrer uma real absorção de umidade capaz de penetrar dentor das capsulas do fertilizante, seria através da irrigação sobre os grãos.

É importante ressaltar que a tecnologia aplicada ao adubo promove a adequada absorção de água e nada mais que o necessário, mesmo que imerso dentro de um recipiente com água, a quantidade absorvida por cada cápsula será a mesma de uma irrigação normal.

Diferente os revestimentos quebradiços dos antigos adubos de liberação lenta, a sua capsula biodegradável promove a completa absorção e durabilidade do efeito.


Eu gosto muito,tanto que aplico até nos cactos!

Um comentário:

  1. Onde Consigo este adubo? quanto custa?

    Abraços

    Eduardo Hortenciano

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem vindo!
Se você não tem blog,nem gmail...comente e use a opção ANÔNIMO.
Mas se puder assine seu nome.
Obrigada pela visita!