02 março, 2011

Caládios apaixonantes

Já me declarei pras orquídeas,frutíferas,cactos e suculentas,mas...
Estou perdidamente apaixonada pelos caládios .
São lindos,lindos,lindos.Na sua variedade de cores,dá vontade de ter todos.
Ganhei duas mudas do amigo Jeff de Floripa ,que já são o ínicio de uma coleção.
Vou plantar árvores no meu futuro rancho ainda esse ano e colocar uma variedade de caládios em volta .
Até sonho com o resultado final.
Um quintal alegre,verde e multicolorido.












Na Flórida tem o Festival Anual do Caládio.Deve ser um sonho....


Flórida

Flórida
(Tinhorão) Caladium bicolor  é uma planta bulbosa muito apreciada devido à sua folhagem ornamental. Ela apresenta folhas grandes, rajadas ou pintalgadas, com duas ou mais cores e tonalidades de branco, verde, rosa ou vermelho. As inflorescências têm importância ornamental secundária e são muito parecidas com as do lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisi), sendo brancas ou esverdeadas e podem ser pintalgadas como as folhas. A floração ocorre no verão. Também é conhecida pelos nomes de caládio, tajá, taiá e coração-de-jesus.


Há mais de 1000 variedades de tinhorão atualmente, algumas são mais indicadas para o jardim e outras devem ser cultivadas em ambientes internos. Prestam-se para a formação de maciços e bordaduras, além de vasos e jardineiras. Durante o inverno o tinhorão entra em repouso e aparenta estar morto, mas emite novas brotações na primavera. Neste período as adubações devem ser suspensas e podemos remover os bulbos e guardá-los em local seco, sombreado e fresco.

O tinhorão também é considerado uma planta muito tóxica, devido a presença de cristais de oxalato de cálcio e saponinas em suas folhas. O contato com destas substâncias com os olhos, mucosas e pele pode provocar intensa ardência, inflamação e vermelhidão. A ingestão pode provocar edema de glote e consequente asfixia e morte. Deve estar longe do alcance de crianças e animais domésticos.

Devem ser cultivados sob luminosidade difusa, pleno sol ou meia-sombra, de acordo com a variedade. Em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. O tinhorão aprecia a umidade, mas não tolera o encharcamento. Multiplica-se por separação dos bulbos quando a planta entra em repouso.


3 comentários:

  1. Olá liliverdi, estive vendo seus posts sobre caladium, tenho alguns, gostaria de saber se vc tem interesse em trocar bulbos; caso queira trocar ou mesmo vender me mande um email pra podermos conversar,
    Email: taniamaria500@hotmail.com

    Aguardo sua resposta

    Grande abraço

    Tânia

    ResponderExcluir
  2. Acho essa planta apaixonante,tem a forma de coração,lindíssima.

    ResponderExcluir
  3. GANHEI UM TINHORAO, BRANCO, COM DUAS FOLHAS JA GRANDES. AS FOLHAS FORAM SECANDO E MORREU. SERA PQ? FIQUEI MUITO TRISTE, POIS ACHO ELAS LINDAS.ESTAVA NUM VASO COM AREIA E MATERIA ORAGNICA, NAO MOLHAVA MUITO E EM SOL UMA PARTE DO DIA. ME DA UMA DICA.OBRIGADA.

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem vindo!
Se você não tem blog,nem gmail...comente e use a opção ANÔNIMO.
Mas se puder assine seu nome.
Obrigada pela visita!