08 março, 2011

Jardinagem de guerilha

Vamos bombardear a cidade com um pouco de verde?
Aprenda a fazer seed balls,as bolas de sementes e vamos à luta!
Chame as crianças e os amigos.



Essa história começou há muito tempo com o agricultor japonês Masanobu Fukuoka, um dos grandes pioneiros da agricultura natural e justamente o responsável pela idealização das “seed balls” algumas décadas atrás.

Anos atrás, publicamos um artigo com o título “A revolução da palha”, que fala de um japonês que foi, de certa forma, pioneiro do “plantio direto”, isto é, plantar sem preparar a terra. O nome dele é Masanobu Fukuoka. Para esta forma de semear, ele inventou os “seed balls”, ou seja, bolas de sementes: misturava húmus de minhoca ou um adubo, chamado composto, com argila que antes era seca, triturada e peneirada. Acrescentava as sementes de arroz ou centeio e finalmente água o suficiente para fazer uma massa igual à de pão. Com essa massa, ele formava as bolas de sementes com um diâmetro de mais ou menos 2 cm, que eram jogadas sobre a terra e cobertas com palha de arroz ou centeio. Com a chuva, as bolas começam a derreter devagarzinho e com a ajuda do adubo e a sombra a germinação começa.


Depois dele, outras pessoas começaram a experimentar esta técnica com outras sementes, dependendo do objetivo. Se o objetivo é atrair pássaros, podem-se comprar sementes como: painço, sorgo, níger, nabo, colza, alpiste, linhaça, senha e um pouco de semente de girassol que é bem mais grossa. Podem ser usadas também sementes frutíferas obtida dos mamões e papaias, goiaba, pitanga, acerola etc. Basta tirar as sementes, lavar e secar bem sobre um jornal na sombra. As bolas podem ser jogadas em lugares com baixa vegetação ou lugares desertos sem plantas. Nesse caso, devem-se cobrir as bolas com palha, folhas, galhos etc. Podem-se formar seedballs de sementes de árvores também. Existem sementes de árvores nativas que atraem pássaros. No livro “Árvores Brasileiras”, de Harri Lorenzi, existem mais de 60 espécies listadas nas primeiras páginas.

Se você quer recuperar um terreno ou barranco degradado de onde foi tirada a terra fértil deixando o subsolo exposto, a escolha de sementes pode ser diferente. Escolha sementes como guandu, que tem raiz pivotante, mamona, crotolária, soja perene, mucuna preta, mileto, nabo forrageiro, aveia preta etc. As bolas devem ser maiores por causa do tamanho das sementes. Se o terreno não tem vegetação, as bolas devem ser cobertas de palha, folhas ou outro tipo de mulch (cobertura). Para terrenos muito degradados, ajuda extra de fosfato é aconselhável.

Em lugares com muito espaço para árvores nativas, podemos incluir sementes pioneiras que irão dar sombra para as árvores secundárias nascerem depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário aqui é sempre bem vindo!
Se você não tem blog,nem gmail...comente e use a opção ANÔNIMO.
Mas se puder assine seu nome.
Obrigada pela visita!