07 março, 2011

Topiaria


Topiária é a arte de podar plantas em formas ornamentais. A arte da topiária é uma prática da jardinagem que consiste em dar formas artísticas às plantas mediante corte com tesouras de podar.


Conhecem-se evidências de prática de topiária desde os romanos, tendo a arte sido retomada com vigor no Renascimento italiano, e culminado com André Le Nôtre, o criador dos jardins de Versalhes em 1662, com a utilização de várias espécies (principalmente o buxo) para obter formas cónicas e piramidais.

Com o estilo de jardins do período vitoriano, na Inglaterra do século XIX, as formas utilizadas na arte da topiária passam a ser arredondadas, meias luas, rombos, corações e arcos.

Para "esculpir" uma planta são necessários, normalmente, vários anos de intervenções que consistem, entre outras técnicas, em utilizar estacas e armações para guiar o crescimento e obter as formas que de outra maneira seriam impossíveis de conseguir.

Algumas das espécies vegetais utilizadas, para além do buxo, são as dos géneros Ligustrum (lentiscos), Lantana (lantana), Lonicera (madressilvas) e Hedera (hera), ou Prunus laurocerasus (o louro cerejo) e o alecrim.



4 comentários:

  1. Ligia, é sempre um prazer visitar o seu blog. Conteúdo perfeito!
    Outro dia assistí uma palestra em que um profissional dizia que a topiaria estava ultrapassada. Que atualmente a tendência era deixar as plantas livres, sem formas.
    Não vejo isso como tendência ou modismo. Percebo que as pessoas estão cada vez mais sem tempo para os prazeres de cuidar de jardins.
    E existem os estilos de jardins, onde a topiaria faz parte de muitos deles...
    Beijos, amiga...e quando tiver um tempinho passa lá no meu blog...!

    Ivani Kubo

    ResponderExcluir
  2. Ola e vc conhece alguem ou alguma empresa q faça isso?

    ResponderExcluir
  3. Dessa forma tão linda não sei quem possa fazer.
    Mas na cidade de Monte Sião deve ter um bom profissional porque as praças tem muitas topiarias.

    ResponderExcluir
  4. adorei assa planta se a-dapita ao fril como posso planta-latenho um sitil bem grande

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem vindo!
Se você não tem blog,nem gmail...comente e use a opção ANÔNIMO.
Mas se puder assine seu nome.
Obrigada pela visita!