09 março, 2011

Ipê branco


Olha que maravilha!
Não vejo a hora do meu florescer e postar as fotos aqui....
Ontem semeei 40 vasinhos com ipê branco,se tudo der certo e germinarem os 40...
....posso dizer que :" Eu deixo o mundo mais florido!"
Vou ficar com alguns e outros farei doação  aos amigos.


Sobre o ipê:

Nome Científico: Tabebuia roseo-alba


Família: Bignoniaceae
Características Morfológicas: Árvore de pequeno para médio porte, que fica entre 7 e 16 metros de altura. O diâmetro do tronco mede de 40 a 50 centímetros. A casca é cheia de nervuras secas.

Origem: Brasil.

Ocorrência Natural: Norte do Estado de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás (região de floresta latifoliada semidecídua; em outras palavras, com árvores de folhas largas e que as perde parcial ou totalmente durante um período do ano, porém sem nunca ficar totalmente desfolhada).

A floração do ipê-branco dura, em média, quatro dias (quando não, menos), enquanto as espécies de outras cores (roxa e amarela, sobretudo), vão de uma semana a 10 dias.

Com uma flor rara e também efêmera, não há quem não se admire com esta árvore-neve a contrastar na paisagem. Em campo aberto então, difícil passar incólume diante de sua beleza. Floresce entre agosto e outubro.

Não é à toa que é amplamente utilizada no paisagismo de jardins, praças e ruas. Soma-se a isso, tem a praticidade de seu tamanho (que se adéqua perfeitamente à arborização urbana, sem prejudicar as fiações da iluminação pública).

Até a sua madeira, macia e de superfície lustrosa, tem lugar nos interiores. Serve para os acabamentos internos na construção civil. Produz anualmente grande quantidade de sementes, que são dispersas pelo vento.

4 comentários:

  1. Olá!!!
    Ipês são lindos!!!
    Aqui onde moro tem muito do amarelo, alguns poucos rosa, mas branco nunca vi por aqui.
    Meu sogro até plantou na casa dele, mas não sabemos o porque , nunca deu flores.
    Só vi ipês brancos , em Jaú, em uma avenida perto da casa de meu irmão...são realmente maravilhosos...
    Fico pensando...será que se plantar aqui no meu cantinho na roça dará certo?
    Aqui onde moro é bem mais alto que a casa de meu sogro, e as geadas não alcançam muito por aqui .
    Sabe...vou tentar...vou ver se encontro sementes e semear tambem...como voce.
    bjs
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderExcluir
  2. Lindíssimo!!! Tomara que meu Ipê Roxo germine... rs...

    ResponderExcluir
  3. estou encantada com esta imagem pois nunca tinha visto um ipê branco só amarelo e roxo. realmente é lindíssimo11!!!

    ResponderExcluir
  4. Esse ano o meu vai florescer aqui na calçada,está gigante!

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem vindo!
Se você não tem blog,nem gmail...comente e use a opção ANÔNIMO.
Mas se puder assine seu nome.
Obrigada pela visita!