22 março, 2011

É tempo de plantar amor perfeito

Ontem fui num garden e comprei pacotinhos de sementes de amor perfeito.
Tão baratas e tão lindas!
O amor-perfeito é a rainha dos jardins no inverno com uma beleza delicada que encanta a todos.
 







Uma planta rústica e que exige poucos cuidados. É encontrada em duas famílias, a das Violáceas e a das Scrophularcáceas. Trata-se de uma Herbácea de pequeno porte anual e que costuma ser cultivada como bordaduras e forraçoes Suas origens são os continentes europeu e asiático (Vietnã). Pode atingir uma altura entre 20 e 30 centímetros e se propaga através de sementes no outono.


O amor-perfeito é uma planta de ciclo anual, que atinge altura entre 20 e 25 cm, caracterizada por caule curto e ramificado, com folhas lisas, cerosas e denteadas. São cultivadas em canteiros férteis, de boa drenagem, no entanto úmidos e a pleno sol. Preferem clima ameno.

Suas flores se apresentam de maneira isolada ou agrupadas em hastes florais. Florescem quase o ano inteiro. principalmente durante o inverno e primavera. São flores geralmente violetas e rosas, podendo apresentar também várias cores.

Essas plantas precisam estar em ambientes com meiasombra e muita luz durante o verão, embora não suportem sol direto entre 10 e 17 horas, e devem ser também protegidas de ventos fortes. O solo ideal deve ser arenoso e rico em matéria orgânica. O Amor-perfeito precisa ser regado de duas a três vezes por semana nos meses quentes e uma vez por semana nas épocas frias.

A semeadura pode ser feita em canteiros, em caixas ou bandejas específicas para esta finalidade. Utiliza-se como substrato um composto encontrado no comércio ou prepara-se uma mistura peneirada, contendo 2/3 de terra vegetal e 1/3 de areia fina. As sementes são colocadas em sulcos rasos, em fileiras contínuas, quando se faz uso de canteiros ou caixas, e utilizadas na proporção de 2-3 sementes, em cada forma ou tubete, quando semeadas em bandejas. Após semear, irrigar o substrato.

Quando semeadas em canteiros, utilizar cobertura alta nas horas mais quentes do dia, para proteção das mudas.

As mudas devem ser transplantadas para o local definitivo, para plásticos de ½ litro ou para caixas coletivas, quando atingirem 10 cm de altura. O transplante deve ser feito pela manhã ou a tarde precedido de uma irrigação.

É preciso adubar uma vez por ano com farinha de osso, farinha de peixe ou torta de algodão e também usar fosforita, superfosfato, termofosfato ou NPK rico em P.

O canteiro deve ser preparado com antecedência, revolvendo-se o solo e acrescentando uma mistura de esterco bem curtido e fertilizante, na proporção de 2,5 kg para cada 30 m2.

Fonte:www.dicasdejardinagem.com.br









.

5 comentários:

  1. eu acho que vcs deverião colocar alua que se planta o amoe perfeito

    ResponderExcluir
  2. Não creio que necessite ser plantada em alguma fase lunar e sim em uma determinada época.
    Não saberia lhe informar isso,sou uma amadora e apaixonada por plantas.abço

    ResponderExcluir
  3. Muita frescura. Desisiti dele.

    ResponderExcluir
  4. ELAS SÃO LINDAS.AS CORES PERFEITAS....!!.....ESTOU PLANTANDO...E FAZENDO UM BELO JARDIM....LINDAS DE VIVERRRRRRRRR.....PARABÉNS PELAS INFORMAÇÕES....UM GRANDE ABRAÇO; MARILIA DE DIRCEU

    ResponderExcluir
  5. Quanto tempo elas demoram para florescer?

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem vindo!
Se você não tem blog,nem gmail...comente e use a opção ANÔNIMO.
Mas se puder assine seu nome.
Obrigada pela visita!