05 abril, 2011

O cambacica do meu ipê


 Meu ipê está a coisa mais linda,
Cada dia mais alto,saúdavel,folhas bem verdinhas...
Também com o carinho que recebe.
Essa semana mesmo o adubei,acrescentei mais substrato ,podei alguns galhos...

E ontem observei um gracioso cambacica o dia todo pra lá e pra cá no ipê.
(Adoro cambacicas,são safadinhos roubando a água do beija flor )

Não reparei o que estava fazendo e hoje o pessoal aqui de  casa estava admirado com o ninho que ele estava fazendo.
Um sobe e desce pra pegar gravetos e rabiolas de pipa dos meninos aqui da rua.
Uma graça!
Acabou  meu pai atravessando a rua e no marceneiro fez  uma casinha pra ele fazer seu ninho.
Está lá na árvore ,mas duvido muito que ele desista da sua "casa sustentável".
A natureza é sábia!

Vou acompanhando e depois compartilho as fotos com vocês.
Fico imensamente feliz que tenha escolhido nosso ipê .
Uma vez que foi plantado em homenagem à minha vó,quem acompanha esse blog já ouviu essa história.
Ele escolheu certinho: porque colo e aconchego de vó é a melhor coisa do mundo.


Um cambacica construindo seu ninho:

Reprodução.
 machos e fêmeas são indistinguíveis.


Forma dos ninho.
O casal de cambacica constrói um ninho esférico e bem elaborado. A fêmea põe de 2 a 3 ovos branco-amarelados que ela incuba sozinha. Constrói também, fora da época reprodutiva, um outro tipo de ninho menos elaborado que serve para pernoite.



Um comentário:

  1. Amei este post Lilli!!! Lembrou os passarinhos que vejo por aqui, infelizmente fazendo ninhos em postes elétricos. Mas quando o Ipê que tu me deste for uma árvore, tenho certeza que essa mesma família de passarinhos fará seus ninhos no Ipê Roxo tão adorado!!! Ai ai...
    BjinhuxXx!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem vindo!
Se você não tem blog,nem gmail...comente e use a opção ANÔNIMO.
Mas se puder assine seu nome.
Obrigada pela visita!