05 abril, 2011

Zeladoria de praças

Aqui em São Paulo a  Prefeitura está com o programa de zeladoria de praças ,mas nem todas regiões estão sendo atendidas.
Na sua região você sabe como está?
Como cidadão você pode cobrar isso nas subprefeituras.
entenda como funciona.



 
O programa Zeladoria de Praças foi criado pela Portaria Intersecretarial 005/2008 publicada em 21/02/2008. Trata-se de uma parceria entre a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal do Trabalho e a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras.

Cabe à Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente o fornecimento de uniforme e ferramentas, além da capacitação que fica a cargo da Escola Municipal de Jardinagem – UMAPAZ. A Secretaria Municipal do Trabalho fornece a bolsa trabalho e as Subprefeituras fazem a seleção e supervisão dos zeladores.

A proposta do Programa é de contratar pessoas desempregadas por meio do Programa Operação Trabalho (POT), vinculado à Secretaria Municipal do Trabalho; capacitá-los em jardinagem com ênfase à manutenção de praças e áreas verdes para em seguida, alocá-los nas praças públicas, onde, com o acompanhamento das respectivas Subprefeituras, os Zeladores executarão os serviços de manutenção cotidiana das praças.

A meta é que cada uma das 31 Subprefeituras tenha pelo menos 40 Zeladores capacitados para atuarem nas Praças que estão sob sua administração.

A capacitação

A Escola Municipal de Jardinagem entrou efetivamente no Programa a partir de junho de 2009 (anterior a esta data a capacitação era realizada por terceirizadas, contratadas por processo de licitação), ano em que capacitou 218 Zeladores para atuarem em seis Subprefeituras: Perus, Pirituba-Jaraguá, São Matheus, Cidade Tiradentes, Itaim Paulista e Jabaquara. No entanto, em 2010, o Programa atingiu a marca de 1.051 Zeladores ampliando sua participação para mais dez Subprefeituras: Vila Mariana, Penha, Vila Maria, Pinheiros, Sé, Santo Amaro, Vila Prudente, São Miguel Paulista, Butantã e Lapa. Foram 27 cursos de capacitação realizados, perfazendo um total de 1.620h.

Inclusão social

O Programa Zeladoria de Praças é socioambiental, cuidando tanto da preservação ambiental como da inclusão social.

Além dos cuidados com a manutenção geral da praça – limpeza e manutenção do gramado, forrações e floríferas –, a presença do zelador ajuda a inibir a deposição inadequada de resíduos e pode contribuir na orientação da população local sobre a importância de conservação do meio ambiente e adoção de boas práticas de convivência no espaço público.

A proposta é que se desenvolva uma relação de confiança entre os zeladores, os moradores do entorno e os frequentadores da praça. Para incentivar essa relação, a seleção contempla beneficiários que residam próximo às praças onde irão trabalhar. Esse já é um aspecto de desenvolvimento da cidadania.

Além disso, como o programa seleciona pessoas desempregadas, em geral, acima de 40 anos de idade e com baixa escolaridade, contribui para promover a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho, tanto pela capacitação como pela experiência profissional e de convívio adquirida pelos zeladores.

Estamos constantemente oferecendo novos cursos de capacitação para reposição de Zeladores. Começamos o ano de 2011 com a necessidade de reposição de 333 vagas remanescentes que serão preenchidas em duas turmas – a primeira teve início agora, em 16 de fevereiro, e a próxima, iniciará em abril. Esta reposição acontece por que os Zeladores encontram oportunidades de emprego no mercado formal de trabalho e, por isso, desligam-se do programa. Sem dúvida, um indicador de bom resultado de que o Programa de Zeladoria de Praças tem propiciado a facilitação de inserção no mercado de trabalho.






 Diretora da Escola de Jardinagem da UMAPAZ – Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. Professora Universitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário aqui é sempre bem vindo!
Se você não tem blog,nem gmail...comente e use a opção ANÔNIMO.
Mas se puder assine seu nome.
Obrigada pela visita!