01 abril, 2011

Como plantar dálias


Dahlia, nome comum dália, é um género botânico pertencente à família Asteraceae.
É uma herbácea de porte médio, perene.
Originária do México, onde é muito popular.
Os índios daquela região foram os primeiros a plantar dálias, ainda no período do império Asteca.
Por volta do final do século XVIII, o director do Jardim Botânico de Madrid encantou-se com a flor, durante uma visita ao México. Foi o suficiente para que a dália atravessasse o oceano e chegasse à Europa, onde se adaptou muito bem ao clima temperado.


As dálias podem crescer desde 30 cm até 1,5 m de altura, com flores singelas ou dobradas de 5 a 25 cm de diâmetro, dependendo do tipo. As dálias florescem dos fins de Julho até ao fim do Outono.

As dálias são planta de jardim que se podem desenvolver partir de semente, e a partir de tubérculos. As sementes vendem-se habitualmente em misturas de diferentes cores. Para a obtenção de flores de uma determinada cor, é preferível optar pela plantação de tubérculos.


As dálias desenvolvem-se bem em qualquer solo, desde que este não seja demasiado ácido nem demasiado alcalino. Um bom solo moderadamente argiloso e ligeiramente ácido é o ideal. Por precisarem de muito alimento, no Outono, deve misturar no solo uma boa quantidade de estrume, composto ou outra matéria orgânica, assim como adubo composto.

Como plantar: Todas as dálias, excepto as anãs, necessitam de estacas. Abra um buraco de 15 cm para cada planta e espete nele uma robusta cana de 1,5 m até à profundidade de cerca de 30 cm.


Como preparar o solo: As dálias precisam de luz abundante e, de preferência, canteiro próprio. Solo ligeiro bem drenado é o ideal, mas as plantas dão-se cm qualquer solo razoável. Se o solo for compacto, junte-lhe um pouco de areia. Prepare o solo, estrumando-o bem no Outono para as plantar na Primavera seguinte.


Como seleccionar: Compre os tubérculos maiores que conseguir, pois são esses os que mais provavelmente produzirão as flores maiores e mais abundantes. Certifique-se de que são saudáveis. Rejeite os que tiverem cortes, pontos moles, sinais de apodrecimento ou zonas secas ou manchas poeirentas.

Nota: Os novos rebentos das dálias não nascem das raízes com tubérculos. Certifique-se de que um ou mais tubérculos estão ligados ao caule antigo e que têm pelo menos um olho. Introduza canas no local onde vai plantar as dálias. As canas devem ser mais curtas do que a altura final das plantas. Abra uma cova de 15 cm de profundidade em frente da estaca, de tal modo que o olho (ou botão) na base do velho caule possa ser colocado junto à estaca. Prepare mistura para plantar composta por um balde de turfa para 4 colheres de sopa de adubo orgânico rico em azoto, como por exemplo, guano. Encha metade da cova e coloque o tubérculo sobre essa base, de tal modo que o seu colo fique cerca de 5 cm abaixo da superfície do solo. Se quiser obter dálias em vasos, proceda do mesmo modo, colocando estacas e plantando o tubérculo. Regue depois de plantar e novamente passados dois dias, se o tempo estiver seco.



fonte:http://www.facavocemesmo.net/

4 comentários:

  1. Oi Lígia, tdo bem? Já somos amigas no orkut, na comunidade da revista natureza, e blogueiras verdólatras! Sempre passo aqui, mas nunca tinha deixado um recado, parabéns pelo blog e pelas plantas! Coloquei seu link no meu blog (tô falando depois...hehe)
    Bjo!

    ResponderExcluir
  2. desejo comprar tuber5 de dahlias....informar
    graças asilveira \
    asilveira@linkway.com.br

    ResponderExcluir
  3. Plantei um canteiro de dálias de galho e já estão brotando!
    bjss

    ResponderExcluir
  4. Olá!! Adoro dálias!! As que tenho são muito parecidas com estas da sua foto, só que mais vermelhas. No momento estão muito floridas, mas tenho estranhado que as flores tem se dobrado em direção ao solo. Acha que seja falta de nutrientes ou o calor que este ano tem nos dado um sensação muito miar de calor sob o sol?
    Abraço
    Malu

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem vindo!
Se você não tem blog,nem gmail...comente e use a opção ANÔNIMO.
Mas se puder assine seu nome.
Obrigada pela visita!