20 abril, 2011

Melancia,uma variedade de cores e sabores



Existem mais de 1200 tipos de melancia,variando no tamanho e cor da polpa.


Planta herbácea anual, pertencente à família das curcubitaceae (a mesma do melão, da abóbora e do pepino), gênero Citrullus, espécie Citrullus lanatus, a melancia apresenta hábitos rasteiros, com ramificações que podem alcançar de 3 a 5 metros de comprimento e raízes que se desenvolvem no sentido horizontal, concentrando-se nos 25/30 cm superficiais do solo, embora algumas raízes alcancem maiores profundidades.


A planta tem caule rasteiro, longo, ramificado, flexível, cilíndrico, coberto por pêlos e apresenta uma estrutura fina, longa e espiralada de fixação denominada gavinha. As folhas são bem recortadas, divididas em 3 lobos, e formadas ao longo do caule ou ramos.

As flores são solitárias, pequenas, de corola amarela. Permanecem abertas durante menos de um dia. Em cada pé há flores masculinas (em maior número) e femininas, produzidas separadamente nas axilas das folhas. As plantas que produzem flores masculinas e femininas, separadas numa mesma planta, são denominadas monóicas. As flores femininas são fáceis de serem identificadas, porque têm um ovário, com formato de frutinho, logo abaixo da flor. A polinização, já que o pólen constitui uma massa pegajosa, que não pode ser transportado pelo vento, é feita pelas abelhas que transportam os grãos de pólen da flor masculina para as femininas, sem a qual não há frutificação. Alguns produtores disseminam colméias de abelhas ao redor de seus campos de melancias para garantir uma melhor polinização.


Existem três grandes tipos de melancias:


1- As melancias de polpa amarga, cultivadas na África por suas sementes que são fritas antes de serem consumidas.

2- As melancias forrageiras (Citrullus lanatus var. citroides), também conhecidas como melancia-de-cavalo, melancia do mato ou, melancia-de-porco. . A sua polpa é branca, consistente (com um teor elevado de matéria seca), e não açucarada (baixo teor de sacarose), daí não ter boa aceitação para o consumo humano. É utilizada na alimentação animal.

3- As melancias de polpa açucarada (Citrullus lanatus var. lanatus), de cor vermelha, laranja ou amarela, muito ricas em água - consumidas como alimento humano no mundo todo.




Melancia amarela
 
 







A melancia de cor amarela existe em países de clima mais frio, como o Japão, conta o cientista Flávio de França, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

As melancias de polpa amarela ocorrem na natureza, porém, não são doces e crocantes como a melancia vermelha .

Porém tem uma vantagem: é rica em betacaroteno, presente apenas em vegetais amarelos e alaranjados. Então, os pesquisadores decidiram unir os benefícios das duas variedades, com uma técnica chamada de melhoramento genético.


A nova melancia amarela é ‘filha’ de uma ‘mãe’ amarela com um ‘pai’ vermelho.
Para quem não sabe, muitas plantas têm ‘pai’ e ‘mãe’, representados pelas flores, que podem ser de sexo masculino ou feminino.

 Em geral, o encontro entre duas flores de sexos opostos ocorre quando um inseto, uma ave ou o vento carrega o pólen da flor masculina à feminina.
Com essa união, vemos nascer, em semanas, um fruto, com uma ou várias sementes que, se plantadas, dão origem a novas plantas, que vão crescer e gerar novas flores...
Aí, o ciclo se repete!



Melancia Negra




Uma melancia negra foi leiloada no Japão e atingiu o valor recorde de US$ 6,1 mil (cerca de R$ 9,9 mil) . Com isso, a fruta se tornou a melancia mais cara já vendida.


Essa fruta do tipo “Densuke”, com casca negra e cerca de 7,6 kg, só é produzida na região norte da ilha Hokkaido. O comprador que pagou o preço recorde pela melancia afirmou que quer dar apoio à agricultura local, segundo a agência de notícias “Kyodo”.


Questionado sobre o alto preço desse tipo de fruta, Ohira disse que as melancias “Densuke” têm a casca negra, diferenciada, e um sabor incomparável. “É uma melancia, mas não é igual às outras.”


Melancia branca



Amarela ,"laranja" ,vermelha

Flávio França Souza (Embrapa)



Instituto Ciência Hoje / Wikipédia


























 








Um comentário:

  1. Ola, sou do Paraná, Eu tenho plantado a melancia de casca amarela e polpa vermelha, podem me dizer a origem dela e onde é mais cultivada?

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem vindo!
Se você não tem blog,nem gmail...comente e use a opção ANÔNIMO.
Mas se puder assine seu nome.
Obrigada pela visita!